A equipe da Casa do Professor traçou algumas metas para as ações de 2011. Iniciamos o ano firmando parcerias com outras secretarias visando possibilitar a aproximação de outros públicos à Casa, bem como a difusão da leitura de forma prazerosa e não obrigatória.
Em pleno século 21 a leitura ainda é muito realizada de maneira obrigatória, ou seja, muitos ler para estudar, para passar em uma entrevista, concurso ou vestibular, outros porque o emprego exige. Pensando nisso, resolvemos investir um pouco no incentivo a leitura de forma prazerosa, iniciando no âmbito educacional para então alcançarmos a comunidade de uma forma em geral.
Para iniciar firmamos algumas parcerias para realizarmos nossas primeiras atividades:
*Cantinho da Leitura no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS com os idosos do Programa de Apoio a Pessoa Idosa – API :
Já foram realizados três encontros onde desenvolvemos a atividade de cantinho da leitura com o objetivo de ampliar o universo leitor, bem como desenvolver a prática de leitura, a capacidade de memorização, a oralidade, através do hábito de ler, ouvir e contar estórias.
Desenvolvemos a atividade sempre com a leitura pela formadora da Casa ou por um idoso, com a apreciação e leitura dos livros do acervo e a apresentação ou indicação do livro lido durante a atividade ou outro que tenha trago de casa.
Em cada encontro temos sempre o envolvimento de aproximadamente 50 idosos. Alguns já lêem outros não , já levam livros para ler em casa, outros aceitam realizar a leitura para os demais.
E a maior dificuldade enfrentada por eles nessa atividade é ler as letras em tamanho pequeno e tipografia gráfica, pois assim como as crianças o processo de apropriação da leitura se dá de forma bem parecida e mais fácil quando a letra é bastão.
*Cantinho da Leitura nas Escolas:
Atividade idêntica ao cantinho com os idosos, porém realizada nas escolas e com públicos bem variados.
Selecionamos sempre um acervo direcionado aos níveis de turmas que a escola atende. Dividimos o atendimento em hora aula, ou seja, cada turma tem o tempo de 45 minutos para realizar as leituras, em um espaço que a escola julgue adequado e aconchegante, de forma que os alunos possam realizar suas leituras de forma prazerosa.
Em algumas escolas a professora, após a atividade, realiza uma conversa informal sobre a atividade, outras já participam com a formadora realizando leituras para os alunos.
Essa atividade já atendeu aproximadamente 24 turmas, 665 alunos e 3 escolas durante 2 meses. Nesse período, já podemos observar que é visível a postura de leitor aos alunos em que a professora tem o hábito de ler para eles, ou seja, conseguem se concentrar, sabem manusear os livros, tem boa oralidade. Porém, o fato que nos preocupou foi que foram poucas as turmas que apresentaram essa postura.
*Rodas de Leitura:
Uma atividade que iniciamos este e ano e que nos parece muito bem aceita são as rodas de leitura. Este ano já realizamos 6 rodas, onde duas foi com alunos do 1º ano, duas com alunos do 5º ano e 2 com professores. Porém, lamentamos que as rodas com alunos foram realizadas apenas com os alunos de uma escola e os professores também foram de uma única escola.
Mas a atividade foi muito válida e rica. Descobrimos que muitos alunos não conheciam a Biblioteca Pública e nem mesmo a biblioteca da escola. Tivemos o prazer de receber duas turmas que visivelmente é que a professora ler para os alunos e a postura, o interesse pela atividade, o envolvimento é outro.
Na roda com os professores percebemos no início um certo ar de rejeição ou mesmo desinteresse pela atividade, porém quando fomos apresentando a atividade, conversamos informalmente sobre a importância de assumirmos uma postura de leitores uma vez que somos educadores e queremos formar leitores, quando fomos realizando a atividade de leitura a reação foi melhorando. No final, todos participaram das indicações, falaram sobre suas experiências como leitores e encerramos com uma boa apreciação do acervo e com a realização de empréstimos.
Muito bom o cantinho da leitura. Um grande passo para o desenvolvimento de futuros leitores, nossas crianças. Parabéns meninas pelo otimo trabalho desenvolvido.
ResponderExcluir