Ler porquê?
Muitos ignoram que a fantasia e as brincadeiras desempenham um papel importante no desenvolvimento de uma mente saudável e consequentemente ajuda a desenvolver o hábito de ler.
Sendo assim, é importante reconhecermos que o trabalho com leitura esteja incorporado as práticas cotidianas de sala de aula, visto que pode ser uma forma prazerosa de desenvolver novos conhecimentos.
Apropriar-se de experiências cotidianas requer discutir e considerar a necessidade de conhecer e ler diferentes tipos de textos, pois o estímulo a leitura, envolve exercício do reconhecimento desses diferentes tipos de textos, consequentemente gêneros literários. Com isso, torna-se mais fácil eliminarmos algumas dificuldades enfrentadas nas escolas quando o assunto é leitura.
O prazer em ler se adquire praticando a leitura, tendo em vista que é aos poucos que a leitura contribue para a formação de leitores capazes de ler, compreender e fazer inferencias sobre o que leu, ou seja, ler é muito mais que codificar e decodificar letras. E vale aqui ressaltar que, ler é importante em todas as idades e em todo momento da vida, estimula a formação de cidadões críticos que exige a inserção na sociedade.
Nesse sentido, é imprescindível que os professores, não só de Língua Portuguesa, colaborem para a compreensão do mundo e de suas transformações.
Para seduzir novos leitores é fundamental saber usar dos artifícios necessários, como boa entonação, fazer inferencias, respeitar a pontuação, bem como dar exmplo de bom leitor tanto em casa quanto na escola, tornando a leitura uma prática prazerosa que pode (e deve) tornar-se familiar ao aluno.
E assim, seguindo essa vertente, a Casa do Professor tem desenvolvido atividades de incentivo a leitura diretamente com os alunos, através das Rodas de Leituras e Cantinhos de Leituras desenvolvidos nas escolas e na Casa do Professor – Auditório da Biblioteca Pública.
COORDENADORA DA CASA:
LUDMYLLA FEITOSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário