SEMED investe na Aprendizagem dos Alunos
Neste primeiro semestre a Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento de Supervisão Escolar, desenvolveu algumas ações voltadas para a melhoria na aprendizagem do aluno, sendo este o principal foco das políticas educacionais.
Em abril houve uma capacitação para os professores de Língua Portuguesa e Matemática. A formação foi planejada e realizada pela equipe da Supervisão com vistas nas habilidades exigidas pela Prova Brasil que será aplicada no próximo semestre, aos alunos do 5º e 8º ano do Ensino Fundamental.
Ainda canalizando os investimentos em prol do melhor desempenho dos alunos principalmente na área comunicação e expressão, no período de abril a junho foi desenvolvido nas escolas da rede, a primeira edição do Projeto de Leitura Tenda Literária, onde cada escola trabalhou com um autor durante o trimestre. Este projeto foi idealizado pela equipe de supervisores a partir da necessidade de tornar público os trabalhos desenvolvidos pelos alunos sob a intervenção competente dos professoresO evento de finalização do Projeto Tenda Literária aconteceu no último dia 22 no Clube dos 50, onde cada escola expôs na tenda as produções dos alunos com bastante criatividade. A performance cultural ficou por conta das belíssimas apresentações de palco. Com muita competência, as crianças e jovens exteriorizaram seus conhecimentos por meio de jogral, musical e teatro.
A ideia de rede se concretizou no instante em que cada uma das escolas demonstrou o compromisso em trabalhar a leitura no interior da sala de aula. Foi possível ter uma visão geral do comprometimento de cada escola com a aprendizagem dos alunos.
No evento, o Secretário de Educação Cícero Silva lançou o Prêmio Paulo Freire que irá premiar com notebooks os notáveis educadores de 2011. As inscrições já se encontram abertas, os interessados deverão comparecer à SEMED no período de 24 de junho a 14 de agosto, para realizar sua inscrição. As práticas pedagógicas serão avaliadas durante o segundo semestre letivo por uma comissão de avaliação que irá acompanhar os trabalhos dos professores incritos.
O desafio e a responsabilidade de conceber, coordenar e avaliar uma política educacional cada vez melhor, precisa superar ações isoladas e individualistas para que os resultados sejam observados muito além dos números do IDEB, mas nas atitudes dos nossos alunos como futuros cidadãos cônscios e responsáveis pela transformação social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário